quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Peixes continuam morrendo no Rio Madeira

Depois de vários dias, os peixes nas obras das usinas de Santo Antonio, no Rio madeira, continuam orrendo por falta de oxigenação. O trabalho de salvamento dos peixes nas ensecadeiras da margem direita é feito toscamente e por funcionários despreparados. O procedimento que deveria ser executado com um mínimo de tecnologia e equipamento adequado pela MESA, consórcio formado por Furnas e Odebrecht, que constrói a primeira usina na cachoeira de Santo Antônio, é um verdadeiro desastre.

Para fazer o salvamento dos peixes, o consórcio contratou uma equipe da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) que, pelo visto, não tinha experiência suficiente. Faltou supervisão e faltou responsabilidade.

Consegui algumas imagens que mostram como são colocados os peixes numa caçamba inapropriada, semi-mortos, e o procedimento de oxigenação da água é feito com uma mangueira. Aeradores, pelo visto, não existem. Os responsáveis pelo crime ambiental serão investigados pelo MPF, que já está com o parecer do Ibama.

Por Telma Monteira
telmadmonteiro.blogspot.com

Nenhum comentário: